Contribuição para o aprimoramento de projeto, construção e operação de reatores UASB aplicados ao tratamento de esgoto sanitário

26/09/2023, 16:37:45, última atualizacao 26/09/2023

1 min de leitura

O Brasil detém o maior parque de reatores anaeróbios do mundo, considerando-se a aplicação da tecnologia para o tratamento de esgoto sanitário. Apesar das reconhecidas vantagens dos reatores do tipo UASB, há problemas que têm impedido seu máximo desempenho operacional. Negligenciar a existência e postergar a solução desses desafios pode colocar em risco os importantes avanços conseguidos até o presente, impactando o futuro da tecnologia anaeróbia no país e, consequentemente, o setor de esgotamento sanitário nacional.

Esta coletânea de notas técnicas “Contribuição para o aprimoramento de projeto, construção e operação de reatores UASB aplicados ao tratamento de esgoto sanitário”, edição especial da revista DAE, objetiva apresentar os principais tópicos de interesse relacionados à necessidade de aprimoramentos de projeto, construção e operação de reatores UASB, a partir de um amplo levantamento junto a especialistas do setor acadêmico e de prestadores de serviços de saneamento nacionais. Os tópicos identificados foram correlacionados aos problemas passíveis de ocorrerem em reatores UASB, bem como às suas respectivas origens. Para cada tópico e problemas identificados, foram feitas indicações das principais soluções que vêm sendo adotadas, em vista das pesquisas mais recentes e das experiências de sucesso em ETEs no Brasil. 

🖥 Link de acesso: Revista-DAE-214.pdf (revistadae.com.br)