Coletânea de Notas Técnicas 2: Valoração e gerenciamento dos subprodutos sólidos do tratamento do esgoto

24/11/2022, 19:03:58, última atualizacao 24/11/2022

1 min de leitura

Por ser possuidor de grande quantidade de macro e micronutrientes para as plantas e importante fonte de matéria orgânica para os solos, o aproveitamento do biossólido produzido a partir do lodo gerado em ETEs em atividades agrossilvipastoris e/ou para recuperação de áreas degradadas deve ser estimulado nas ETEs sustentáveis. Sob a ótica do fechamento de ciclos e da economia circular, entende-se que essa rota deve ser considerada entre as formas de disposição final que pode trazer os maiores benefícios à sociedade. A Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) no 498/2020 define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos.

Adicionalmente, técnicas de pré-tratamento e codigestão de lodo, baseado no emprego de processos de natureza térmica, físico-mecânica, química e biológica, podem ser utilizadas visando a maior geração de metano.  

Na coletânea de notas técnicas “Valoração e gerenciamento de subprodutos sólidos do tratamento do esgoto – Parte A: Higienização e uso de lodo de esgoto no solo e Parte B: Pré-tratamento e codigestão anaeróbia de lodo de esgoto”, você encontra mais informações sobre essas temáticas.

Essa e outras coletâneas de notas técnicas foram elaborados no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), e divulgadas em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio da Revista Cadernos Técnicos ESA. Integrantes do CR ETES atuaram no processo de elaboração, como editores, autores e revisores das notas técnicas.