Wastewater: From Waste to Resource
1 min de leitura
O Banco Mundial lançou em 2018 a iniciativa Wastewater: From Waste to Resource (Esgoto: do resíduo ao recurso) na América Latina, que objetiva transmitir conhecimento em diferentes níveis, e de forma participativa, para sensibilizar profissionais envolvidos no planejamento, financiamento e gestão, quanto a potencialidade do esgoto como um recurso que tem valor agregado.
Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) está a garantia da disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. Para tanto, os países da América Latina precisam ampliar significativamente a coleta e tratamento de esgoto. E, sob essa perspectiva, há uma oportunidade de garantir que os investimentos necessários sejam feitos da maneira mais sustentável e eficiente possível, incorporando abordagens que minimizem o consumo de insumos e se concentrem na recuperação de recursos, seguindo os princípios da economia circular. Energia, água para reúso, biossólido e nutrientes podem ser recuperados a partir do tratamento do esgoto. Os benefícios ambientais, sociais e econômicos advindos da recuperação de recursos contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O relatório From Waste to Resource: Shifting Paradigms for Smarter Wastewater Interventions in Latin America and the Caribbean resume o trabalho da iniciativa do Banco Mundial, destacando as constatações e conclusões dos relatórios técnicos, da análise aprofundada de vários estudos de caso e do feedback durante workshops e seminários com os principais atores estratégicos envolvidos.
Confira mais informações sobre Wastewater: From Waste to Resource em <https://www.worldbank.org/en/topic/water/publication/wastewater-initiative>.