Análise espacial multicritério para seleção de locais adequados para uso de lodo de esgoto na agricultura: um estudo de caso no Sudeste do Brasil
45 seg de leitura
Neste artigo foi desenvolvida uma análise espacial multicritério, considerando 14 fatores relacionados a solo, uso da terra e restrições legais. Como resultado foi elaborado um mapa que destaca áreas potencialmente adequadas para a aplicação de biossólido, classificadas em diferentes categorias. Embora o mapeamento não substitua integralmente a realização de avaliações técnicas de campo, é uma importante ferramenta de planejamento, que contribui para redução de tempo e recursos para análise das áreas.
Além da aplicação bem-sucedida dessa metodologia em duas bacias hidrográficas em Minas Gerais, a mesma foi replicada em outras duas situações, demonstrando a versatilidade e eficácia dessa ferramenta.
Se você tem curiosidade para entender um pouco mais sobre esse assunto, fica a recomendação de leitura desse artigo (em inlgês) derivado da pesquisa de mestrado de Lucas Chamhum.
🖥 Link de acesso: https://lnkd.in/dXcBZjSf