Diagnóstico e melhorias de desempenho em estações de tratamento de esgoto
Realizamos a análise do projeto e das condições operacionais de ETE, incluindo avaliação de dados de monitoramento para consolidação de indicadores e verificação global de desempenho do sistema.
Gerenciamento de emissões odorantes e de gases de efeito estufa no sistema de esgotamento sanitário
Avaliamos o impacto de emissões de gases odorantes via medições em campo e modelagem de dispersão de odores, apresentando soluções de engenharia para o controle das fontes emissoras. Estimamos a pegada de carbono da ETE, considerando a emissão direta e indireta de gases de efeito estufa (GEE), e desenvolvemos cenários para a mitigação dessas emissões.
Aproveitamento de subprodutos gerados no tratamento de esgoto
Desenvolvemos estudos e projetos visando o aproveitamento do lodo de esgoto (biossólido), biogás e efluente tratado. As soluções são desenvolvidas contemplando aspectos como tipologia e porte da ETE, alternativas de destinação no contexto local, viabilidade técnica e econômica, modelos de negócio, além do potencial de aproveitamento integrado dos diferentes subprodutos.
Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental
Realizamos análise crítica e comparativa de alternativas tecnológicas para subsidiar a tomada de decisão do cliente. Nesse processo, consideramos a realidade local, o porte do sistema, os requisitos legais, a robustez tecnológica, aspectos de projeto, manutenção e operação, os custos associados, o potencial de aproveitamento de subprodutos, dentre outras questões relacionadas às perspectivas técnica, econômica e ambiental.
Capacitação técnica e transmissão de conhecimento
Trabalhamos com a construção e transmissão de conhecimento a partir de cursos, oficinas, fóruns técnicos e workshops para diferentes públicos, desde o nível estratégico até o operacional. Elaboramos material didático-instrucional personalizado, servindo como referência técnica em atividades de capacitação.
Desenvolvimento de produtos tecnológicos
Trabalhamos, em conjunto com parceiros do segmento industrial, com o desenvolvimento tecnológico de peças e componentes de reatores biológicos, instrumentos de controle operacional, aparatos experimentais e softwares de gerenciamento de ETEs, contemplando as fases líquida, sólida e gasosa.